olha voce aí!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A História Sem Fim

Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos é A história sem fim. Um clássico de aventura dos anos 80.
Eu acho que todos se lembram e devem ter uma cena especifica que os marcou.Eu por exemplo fiquei traumatizada com a morte do cavalo
Tem uma cena em História sem fim que muito me marcou. Nessa cena, Atreyu (o herói junto com Bastian) e seu cavalo devem atravessar um pântano. Mas esse pântano tem uma peculiaridade: se você tiver pensamentos ruins como medo, você afunda e morre.
Chorei muito com essa cena, ficou marcada no fundo do meu subconciente.


Bastian  é um garoto sonhador, que usa sua imaginação como único refúgio para os aborrecimentos que o atormentam e entristecem no dia a dia, como as provas de Matemática, brigas na escola e, especialmente, a recente perda de sua mãe. Seu pai o relembra constantemente da importância de manter os pés no chão, apesar das adversidades.

Um dia, após fugir de uns garotos que insistiam em atormentá lo, o garoto acaba parando numa livraria, na qual o proprietário o mostra um antigo livro de histórias chamado A História Sem Fim que, como ele mesmo alerta, "pode ser perigoso". Essa última recomendação o torna especialmente irresistível. Bastian toma o livro emprestado sem que o livreiro perceba.

A leitura o transporta ao fantástico mundo de Fantasia, que busca desesperadamente um herói para salvá lo da destruição. O jovem começa a visualizar o que lê: a imperatriz que governa Fantasia está morrendo e, junto com ela, todo aquele mundo habitado por criaturas maravilhosas como caracóis de corrida, gigantes de pedra, morcegos planadores, esfinges, elfos, dragões voadores, etc está desaparecendo, engolido pelo feroz Nada.

Um jovem guerreiro, Atreju é a única esperança de encontrar a cura para a doença da imperatriz, guardiã de todas essas criaturas e seus habitats, e impedir que esse mundo seja engolido pelo Nada. No caminho, ele depara com personagens incríveis que vão tentar ajudá lo ou impedi lo. À medida que a história avança, mais e mais Bastian se envolve com os personagens, ainda sem saber que sua participação no desfecho pode ser decisiva.

Apesar de ser uma fantasia destinada especialmente às crianças, os temas abordados passam longe de ser infantis: o mote central é a existência e a morte da imaginação. A História Sem Fim faz questão de nos lembrar que sem nossas fantasias e sonhos, a realidade nunca terá o mesmo brilho.

Veja esse vidio, para recordar desse lindo filme com a musica.

2 comentários:

  1. Bela postagem divulguei no Google buzz e +1 forte abraço. Carlos do blog English tips

    ResponderExcluir
  2. Verdade, lindo historia...
    Querida amiga algumas letras ficam dificil pra ler..
    Especialmente para quem já passou dos 30, rsrs
    Não é o tamanho e sim a cor!!!
    Um forte e terno abraço!!!

    ResponderExcluir